terça-feira, 1 de dezembro de 2009

UFABC em Evolução - Reflexões

Há um tempo para tudo.

Hoje o que a UFABC precisa antes de tudo é consolidar seu projeto de formação de jovens qualificados para revolucionarem os valores obsoletos da sociedade presente e atuarem com competência nas respectivas áreas profissionais.

Revolucionar a Universidade é preciso. São 100 anos de avanços contínuos no conhecimento. Considerar que a estrutura acadêmico-administrativa da universidade é insensível a essa evolução que hoje se transformou em uma verdadeira onda de choque cultural é estar cego diante da nova renascença que bate às nossas portas. Também naquela época muitos continuaram teimando que o sol girava em torno da terra, e para sustentar essa afirmação talvez afirmassem que se fosse ao contrario todos os terráqueos viveriam tontos.

Neste tempo de Renascença os novos dirigentes precisam sobretudo estar convictos da consistência da política acadêmica da UFABC que, hoje muito mais que há 4 anos, encontra proposta semelhantes no Brasil e no mundo. A UFABC está na linha de frente.

Manter os princípios de formação básica focalizados no fortalecimento do conteúdo científico, no estímulo à criatividade, na valorização do aprendizado sobre o “ensino”, na liberdade dos estudantes optarem pelos seus próprios destinos, na formação de estudantes sensíveis aos problemas sociais e capazes de entender a sociedade em que vivem, no apoio à pesquisa inovadora e ousada – não há verdadeira pesquisa sem riscos – tudo isso são valores inalienáveis com os quais a nova administração deve estar comprometida. Por suas características a UFABC também deve estar ciente de que não é uma Instituição que busca volume, mas qualidade e portanto seus alunos, professores e funcionários devem ser especiais. Tudo isso precisa coragem, muita coragem, humildade, muita humildade, ousadia, muita ousadia.

Acreditamos que essa é a missão da nova equipe dirigente.

A chapa UFABC em Evolução sustenta essas idéias e considera um dever lutar por elas. Idéias que segundo nosso entendimento são absolutamente necessárias para o progresso do Brasil, para a formação integral dos futuros cidadãos que vão liderar os caminhos do nosso povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário