domingo, 6 de dezembro de 2009

Apoio à Candidatura da Profa. Adelaide Faljoni-Alário

Na qualidade de ex-aluno da Profa. Adelaide Faljoni-Alário, atual Profa. Titular de Bioquímica e Biofísica da Universidade Federal do ABC (UFABC), venho apoiar a candidatura da Profa. Adelaide para a Reitoria da UFABC.

Tive o prazer, durante a minha Graduação em Medicina na FMUSP, de ser aluno da Profa. Adelaide no curso de Bioquímica, ministrado no Instituto de Química da USP e foi durante este curso onde passei a me interessar por Biologia Molecular, interesse este que me levou à Oncologia. Fui também aluno de Iniciação Científica em 1991-1992 no Laboratório da Profa. Adelaide, e neste período, pude comprovar a sua preocupação com o Aluno de Graduação, sua inserção na vida acadêmica e incentivo constante para pesquisa de alto nível e com vistas à internacionalização, tudo isto sem deixar de lado os aspectos humanos da relação aluno-professor. Nunca houve separação clara do que era aula de laboratório e laboratório de pesquisa, fato que só aumentou meu interesse por Biologia Molecular.
Um aspecto que gostaria de ressaltar foi o papel da Profa. Adelaide na elaboração da nova e atual estrutura curricular nuclear da FMUSP, com a formalização das áreas verdes, horários livres na estrutura curricular da graduação em Medicina para que o alunos possam se ocupar em outras atividades que fossem além da sala de aula tradicional. Por fim, trabalhei sob a coordenação dela na aplicação dos exames FUVEST em grandes unidades escolares aqui em São Paulo por quatro anos.

Atualmente, como Médico Oncologista Clínico, membro do Corpo Clínico do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, e aluno de Pós Graduação (Doutorado) da Disciplina de Oncologia da Faculdade de Medicina da USP, exercendo ao lado de intensa atividade assistencial pública e privada, pesquisa clínica e translacional em Oncologia, posso afirmar que Profa. Adelaide Faljoni-Alário foi pedra fundamental na construção da minha carreira.

GILBERTO DE CASTRO JUNIOR
Médico Oncologista
CRM 84448

Nenhum comentário:

Postar um comentário